sábado, 11 de junho de 2011

FUTEBOL4

O patrocínio de empresas e a intensa propaganda que favorecem um jogador não conseguem remover a verdade histórica sobre os melhores jogadores de todos os tempos: Leônidas, Garrincha, Pelé, Romário, Ronaldo Gaucho, como atacantes; Zizinho, Didi, Gerson, como armadores; Domingos da Guia, Djalma Santos e Nilton Santos, como defensores. Isto sem desdouro de notáveis atacantes, armadores e defensores nacionais e estrangeiros como: Ademir Meneses, Júnior, Leandro, Luis Pereira, Rivelino, Reinaldo, Rivaldo, Ronaldo Nazário, Robinho, Tostão, Zico, Beckenbauer, Di Stefano, Eusébio, Maradona, Messi, Puskas, Sneijder, Zidane. Além desses expoentes, há dezenas de jogadores de alto nível que merecem menção honrosa como: Ademir da Guia, Adriano, Alex, Amarildo, Bebeto, Careca, Carlos Alberto, Clodoaldo, Coutinho, Dirceu Lopes, Edmundo, Edu, Falcão, Ganso, Geovani, Juan, KK, Leivinha, Lúcio, Luis Fabiano, Maicon, Miller, Nelinho, Neymar, Nilmar, Palhinha, Pato, Pepe, Pinheiro, Raí, Renato Gaúcho, Roberto Dinamite, Sócrates, Zagalo, Zé Roberto, Zito, Anelka, Baggio, Ballack, Batistuta, Beckham, Bob Charlton, Breitner, Cambiasso, Cristiano Ronaldo, Cruyff, Cubillas, Deco, Eto´o, Lato, Malouda, Nasri, Ribery, Riquelme, Robben, Rummenigg, Totti, Valderrama.

Futebol é esporte coletivo. As estrelas dependem dos planetas em campo. Nenhum jogador ou técnico é vencedor ou perdedor. O jogo é de equipe contra equipe. Vence, empata ou perde a equipe, não o jogador ou o técnico. Na equipe há jogadores que se destacam por sua maior habilidade como defensor, armador ou atacante, mas sozinho o astro não ganha partida alguma. Quem venceu a copa do mundo de 1958 foi a seleção brasileira e não Didi; quem venceu a copa de 1962 foi a seleção brasileira e não Garrincha; quem venceu a copa de 1970 foi a seleção brasileira e não Pelé; quem venceu a copa de 1994 foi a seleção brasileira e não Romário; quem venceu a copa de 2002 foi a seleção brasileira e não Ronaldo. Esses jogadores tiveram um desempenho destacado, primoroso, contribuíram decisivamente para a vitória, mas nada teriam feito se não fosse o trabalho dos seus companheiros de equipe.

Evidente que uma boa comissão técnica também ajuda muito. Se a equipe é de jogadores medíocres, os resultados serão medíocres, ainda que o técnico seja excelente. Se a equipe é de jogadores de alto nível, os resultados serão positivos, ainda que o técnico seja medíocre, como aconteceu na copa de 1970. Na história dos campeonatos brasileiros constam equipes de nível médio que se classificaram em primeiro lugar graças à competência do técnico, como a do Bragantino e a do Coritiba há alguns anos.

Nenhum comentário: