terça-feira, 15 de março de 2011

RELIGIÃO

ANTIGO TESTAMENTO - II.

Levítico.

O nome deste livro procede da tribo de Levi, à qual foi confiado o culto de Javé. Dessa tribo saíam os sacerdotes e os servidores do templo. Nesse livro foram registrados os usos e costumes do povo hebreu. Contém o preceito do talião: fratura por fratura, olho por olho e dente por dente. Dele se extraem os sacrifícios exigidos pela religião: (1) holocausto (queima de animal no fogo do altar); (2) oblação (oferta de produtos da agricultura e da pecuária que acompanhavam o holocausto); (3) sacrifício pacífico (ação de graça); (4) sacrifício expiatório (oferecido como pagamento das faltas cometidas). O Levítico relata a consagração dos sacerdotes, as prescrições sobre a pureza dos animais e da mulher, sobre a lepra e as expiações. Além disso, o livro contém normas sobre sacrifício, casamento, conduta geral, santidade sacerdotal, ritual das festas, sagração do sábado, páscoa, pentecostes, festa dos tabernáculos, resgate das propriedades, empréstimo, libertação e leis penais.

Números.

O nome deste livro se deve à quantidade de números e nomes nele contida sobre recenseamento dos hebreus, distribuição geográfica das 12 tribos, bens ofertados pelos chefes das tribos, disposição das coisas nos locais de culto. Centra-se no período em que os hebreus estavam no deserto e mostravam descontentamento com o deus Javé e com o líder Moisés. Conta que uma nuvem cobria o tabernáculo construído por Moisés. Quando essa nuvem levantava, os hebreus se punham em marcha pelo deserto e acampavam onde ela parava. A falta de alimento era a principal reclamação. Passaram a se alimentar do maná que vinha com o orvalho noturno. O maná era moído em pilão, cozido e com ele o povo fazia bolos. As leis mencionadas nesse livro referem-se à expulsão dos leprosos, à responsabilidade civil e penal por danos, infidelidade e furto, aos votos de nazareno, à celebração da páscoa, aos sacrifícios e oferendas, à função sacerdotal e sua remuneração, à herança e sua transmissão. Nessa época, os laços entre as tribos eram frágeis, o vínculo que os unia era a identidade de crença, a fidelidade à aliança com Javé e a obediência a um decálogo supostamente obtido por Moisés no Monte Sinai. Isto se refletia nas instituições. Não havia rei (depois de Moisés, o governo foi exercido por juízes e profetas). Ante o desanimador relato feito pelos espiões enviados a Canaã, os hebreus temem a derrota perante povos mais fortes. A assembléia do povo hebreu, revoltada contra Moisés, queria escolher um novo chefe que guiasse as tribos de volta ao Egito. Próximo a Canaã, Moisés passa a chefia da assembléia a Josué.

Observações. Tabernáculo era um templo portátil construído por Moisés em cujo interior ficava a Arca da Aliança e outros objetos do ritual religioso. Maná era uma substância semelhante ao grão de coentro. Nazareno: palavra derivada do hebraico nazar, que significa separar ou consagrar; nazareno era o homem consagrado ao serviço de Deus. O protesto das tribos para voltar ao Egito indica que, ao contrário do que se contém no livro Êxodo e em outros escritos, a vida naquele país não era ruim para os hebreus. O protesto sintoniza com a ciência dos historiadores de que não há prova alguma: (i) da escravização dos hebreus pelos egípcios; (ii) dos prodígios de Moisés e Aarão para vencer a alegada resistência do faraó; (iii) do episódio do Mar Vermelho (separação das águas e afogamento do exército egípcio). A rebeldia do povo hebreu indica ainda: (i) a certeza de ser bem recebido no Egito; (ii) de que não houve hostilidade dos egípcios por ocasião do êxodo.

Deuteronômio.

Deuteronômio significa segunda lei. Este livro que trata de normas religiosas, morais e jurídicas estava perdido. De acordo com o relato bíblico, esse livro foi descoberto pelo sacerdote Helcias (por volta de 622 a.C.) durante a reconstrução do templo de Jerusalém. O sacerdote enviou o rolo ao rei Josias, que o submeteu à apreciação da profetiza Holda. Esta recomendou a pronta obediência ao livro por ser a vontade de Javé. Este livro contém a essência da religião hebraica e seria o testamento espiritual de Moisés, conexo à legislação anterior e aos discursos a ele atribuídos sobre: (i) fatos passados (ii) critérios de julgamento que deviam ser utilizados pelos juízes (iii) exortações à obediência e à fidelidade à aliança com a divindade (iv) os 10 mandamentos; (v) adoração, amor e caridade. Há leis sobre o culto, administração pública e vida social. Contém, ainda, o discurso de despedida de Moisés e o relato da sua morte (o que indica que o livro não foi escrito por ele). Este livro é o último do Pentateuco. Essa coleção de cinco livros também é denominada Livro da Lei.

Josué.

Este livro narra ações do sucessor de Moisés na conquista da terra de Canaã. Assim como acontecia com Moisés, o deus Javé fala diretamente com Josué. Dessa divindade, o novo líder do povo hebreu recebe instruções para atravessar o Rio Jordão, lutar e vencer os habitantes das diversas cidades e aldeias da Palestina (o que indica que Javé era divindade particular, deus exclusivo de um povo e não de todos os povos). Josué envia espiões à cidade murada de Jericó. Uma prostituta (Raab) abriga os espiões em casa (para alegria deles) e os protege da patrulha do rei da cidade (para segurança deles). Os espiões levam boas notícias a Josué, que levanta acampamento e atravessa o Rio Jordão. A travessia é semelhante à do Mar Vermelho: quando os sacerdotes entram no rio com a Arca da Aliança nos ombros, as águas se separam e o leito fica seco. As águas se fecham depois que o povo passa. Josué dispõe de um exército de 40 mil homens. Seguindo instruções de Javé, os sacerdotes carregando a arca da aliança e o exército, trombetas tocando, davam uma volta em torno da cidade, a cada dia. No 7º dia, deram 7 voltas seguidas e quando o som das trombetas ficou bem forte, todo o povo hebreu gritou num só ímpeto. As muralhas não suportaram o volume daquele som e ruíram. Os hebreus invadiram e queimaram a cidade, mataram todos os seus habitantes, adultos e crianças, mataram todos os animais e ficaram com todos os objetos de ouro, prata, bronze e ferro (tesouro recolhido à Casa do Senhor). A prostituta Raab e seus familiares foram poupados. Depois de conquistar, também, a cidade de Hai, onde repetiu a destruição, a matança e o saque, Josué constrói um altar e renova a aliança com o deus Javé. O rei da cidade de Gabaon sela a paz com Josué. Em represália, os reis amorreus de Jerusalém e de mais quatro cidades sitiaram Gabaon. Josué prestou socorro e derrotou os exércitos sitiantes com a ajuda de Javé. Nesse dia, por ordem de Josué, o Sol e a Lua pararam a sua trajetória no céu até que os hebreus se vingassem dos inimigos. Supõe-se que tal prodígio esteja narrado no Livro do Justo, perdida coleção de cânticos patrióticos. Houve divisão, por sorteio, do território de Canaã entre 8 tribos. A outras tribos (Rubem, Gad e Manasses) já haviam recebido a sua parte na região da Transjordânia, por decisão de Moisés. A tribo de Levi recebeu algumas cidades avulsas. Assim, completa-se o número das 12 tribos. Para refúgio dos homicidas que matassem sem ódio e sem intenção, foram escolhidas 6 cidades onde eles ficavam protegidos dos vingadores. Os refugiados só voltavam à cidade de origem depois de julgados pela assembléia e haver morrido o sumo sacerdote que estivesse em exercício ao tempo dos fatos. Pacificada a “terra prometida”, Josué, com idade avançada, convoca as tribos (anciãos, chefes, juízes, oficiais) e se despede de todos. Em seu discurso, Josué repassa a história dos hebreus como se fosse palavra do deus Javé e menciona o dever do povo de gratidão, obediência e fidelidade. Ele morre aos 110 anos de idade.

Observações. Neste livro, como em outros, vasto é o campo da ficção. Parar trajetória dos astros, separar águas do rio, é de lascar! Haja fé cega para crer nestas e nas demais inverosimilhanças do AT. As voltas em torno de Jericó parecem improváveis tendo em vista o tamanho do exército. Talvez nem todas as tribos somassem aquele número. Certamente, trata-se de um número simbólico (40 = muito, quantidade grande, tempo longo). O livro relata crueldade, mortandade e saques que pareciam satisfazer o paladar do deus Javé.

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