sábado, 11 de setembro de 2010

I CONGRESSO DA UNIVERSIDADE ROSACRUZ INTERNACIONAL.
(5 a 7 de setembro de 2010 – Curitiba – Paraná).

RELATÓRIO E REFLEXÕES DE UM PARTICIPANTE.

Primeira parte.

A viagem.
Eu e Jussara saímos de automóvel, de nossa casa em Penedo, Itatiaia/RJ, por volta das 8,30 horas do dia 02/09/2010. Trafegamos pela Rodovia Dutra até chegarmos a Taubaté/SP, quando enveredamos para as rodovias Carvalho Pinto e Ayrton Senna. Desembocamos na via marginal da cidade de São Paulo, ingressamos no rodoanel e saímos na Rodovia Régis Bittencourt, rumo a Curitiba. Chegamos às 17,30 horas. Fizemos duas paradas para abastecer o automóvel e também o nosso estômago, além de atender as demais exigências do nosso organismo. Regressamos pelo mesmo percurso, sentido inverso (salvo o rodoanel, pois ao chegarmos a São Paulo optamos pelo trajeto antigo). No dia 09/09/2010, saímos de Curitiba às 7,15 horas e chegamos a Penedo às 16,15 horas, com duas paradas para aqueles mesmos fins. Na ida e na última metade da volta, o tempo estava bom, céu azul, poucas nuvens, visibilidade ótima. Na primeira metade da volta fazia frio e chovia.

Atividades sociais.
Hospedamo-nos na casa da sogra, dona Isaura, mãe da Jussara, que completou 86 anos de idade no dia 03/09/2010. Providenciamos bolo, docinhos, salgadinhos, cervejas, refrigerantes, pães, frios, café e leite quentes. Vieram as seis amigas. Alegres, sorridentes, bem dispostas, animadas para a comemoração. Somadas as idades, inclusive a minha, da Jussara e do Juarez (irmão da Jussara), resultavam mais de 800 anos. Nos dias 5 e 6 de setembro, eu saí de casa às 7,30 horas e regressei depois das 18,00 horas. Nesse período, permaneci nos prédios da Grande Loja da Ordem Rosacruz, no bairro do Bacacheri, participando das atividades do primeiro congresso da URCI – Universidade Rosacruz Internacional, cujo tema foi “a visão rosacruz do conhecimento rumo à transdisciplinaridade”. No dia 07/09/2010, por volta das 13,30 horas, encerrou-se o congresso. Então, dona Isaura, Jussara e eu fomos almoçar no Restaurante Madalozzo, no bairro de Santa Felicidade. A seguir, fizemos um breve e saudosista passeio pelas ruas e praças de Curitiba. No dia 08/09/2010, data da padroeira da cidade de Curitiba, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, Jussara e Leda (amigas desde a adolescência) visitaram o Shopping da Água Verde, andaram, olharam e compraram. Depois, foram visitar minha irmã mais velha, Adília, no bairro Tarumã, onde eu as esperava. Lanche de dar água na boca. Café, leite, bolo, pão fresco, queijo, manteiga, frios. Conversa animada. Colocados os assuntos em dia, despedimo-nos e fomos para a casa de Leda, no mesmo bairro. O marido dela me ensinou a navegar no Google Earth. Vou fazer turismo pela rede de computadores. Lanchamos novamente (o pessoal de Curitiba gosta de mesa farta nos lanches, de churrasco e comida italiana nas outras refeições). Conversamos alegremente. Leda e o marido são pessoas educadas, agradáveis e hospitaleiras. Jussara e eu gostamos muito deles. Na casa da sogra, arrumamos a bagagem para o retorno. Aumentou o volume da carga. Na manhã seguinte, acenos de despedida.