terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

DRÁGEAS

Nascer neste planeta é: (i) padecer com intervalos curtos de felicidade (ii) buscar o sentido da vida quando não há sentido algum (iii) criar ilusão e viver de esperança.

Chegou o progresso aqui no meu rincão. Não posso mais deixar o portão aberto.

As “águas de março”, apressadas, chegaram em dezembro (2017), continuaram a cair em janeiro e fevereiro (2018) aqui no meu rincão (Penedo/Itatiaia/RJ).

Nossas necessidades primárias são cinco como os dedos da nossa mão:  ar + água + alimento + abrigo + amor. Tudo o mais é secundário. Sem o ar, morremos em poucos minutos; dele necessitamos para a combustão interna do nosso organismo. Sem a água e sem o alimento, morremos em poucos dias; deles necessitamos para hidratar e nutrir o nosso organismo. Sem o abrigo, ficamos expostos à agressão externa provocada pela natureza (intempérie, feras) ou pelo homem (assalto, lesão, assassinato). Sem o amor, a relação sexual é selvagem, não há momentos felizes, nem simpatia, solidariedade e fraternidade. Amar os humanos é humanismo. Amar a si próprio é egoísmo. Amar o outro é altruísmo.  

Os humanos não querem apenas respirar, mas também perscrutar a abóbada celeste, voar como os pássaros, varar o espaço com mísseis e aeronaves. Os humanos não querem apenas se dessedentar, mas também desviar o rio, pescar, navegar, represar a água para produzir energia. Os humanos não querem apenas se alimentar, mas também produzir o alimento por meios naturais e artificiais, disputar o mercado, lucrar com a escassez do produto e a necessidade do outro. Os humanos não querem apenas se proteger das intempéries e da ferocidade dos animais racionais e irracionais, em cavernas, cabanas, barracos, chalés, bangalôs, mas também construir casas grandes, belas e confortáveis, palácios, altos edifícios, casamatas e túneis.

Para se proteger: (i) da escuridão e do frio, os humanos produzem luz, calor e agasalhos (ii) das trevas da ignorância, constroem escolas e preparam professores (iii) da doença, constroem hospitais, fabricam remédios e preparam médicos (iv) da desordem, constroem presídios, organizam a prevenção e a repressão, elaboram leis, celebram contratos.

Os humanos não querem apenas procriar e trabalhar, mas também se divertir, viver em harmonia e paz, inventar métodos e criar meios para realizar esses propósitos.     


Nenhum comentário: