quinta-feira, 2 de agosto de 2012

ZEBRA


Futebol olímpico masculino. 26/07/2012. Japão x Espanha. A seleção japonesa venceu o jogo. Na imprensa esportiva falou-se em zebra, isto é, resultado inesperado tendo em vista a superioridade da equipe vencida. Não houve zebra alguma. Os comentários vertiam preconceitos ou conceitos cristalizados na mente dos seus autores. Os comentaristas ignoraram a evolução do esporte nos continentes africano e asiático. Na copa mundial de futebol masculino em 2010 (África do Sul) a seleção japonesa chegou às partidas semifinais. Na copa mundial de futebol feminino em 2011 (Alemanha) a seleção japonesa sagrou-se campeã. Nas olimpíadas em 2012 (Inglaterra) a seleção japonesa podia ter goleado a espanhola, pois perdeu boas oportunidades de gol.
A Espanha ocupa o primeiro lugar no ranking da FIFA, porém a sua equipe olímpica não é a profissional vencedora da copa de 2010. A seleção olímpica espanhola foi desclassificada ao perder também para a seleção de Honduras.
A seleção brasileira masculina de futebol venceu as três partidas que disputou até agora e está classificada para a próxima etapa do torneio olímpico. As próximas partidas serão eliminatórias; quem perder estará fora da competição. O desempenho da seleção brasileira melhora a cada partida e poderá render mais ainda se Lucas jogar pela direita e Neymar pela esquerda nos dois tempos, como aconteceu no terceiro jogo (Brasil x Nova Zelândia). Nesse jogo, Neymar entrou para a galeria do Inacreditável Futebol Clube. Livre de marcação a um metro de distância do gol desguarnecido chutou a bola por cima do travessão. Felizmente, o placar já estava 3x0 favorável à seleção brasileira no segundo tempo. Não houve prejuízo para a equipe. Apenas a imagem do jogador saiu arranhada. Na próxima etapa haverá confrontos com equipes mais fortes. O treinador não deve se dar ao luxo de manter Lucas no banco dos reservas, pois isto custará caro à seleção brasileira. Se o desempenho continuar o mesmo da primeira etapa, a seleção será derrotada, pois outro e maior será o potencial dos adversários.
A seleção brasileira feminina de futebol venceu duas partidas e perdeu a terceira para a seleção bretã. Assim mesmo está classificada para a próxima etapa. As seleções bretã e brasileira equilibraram-se tecnicamente. Em nível individual, as brasileiras foram superiores. Apesar disto, erraram muitos passes. Em nível coletivo, as bretãs foram superiores e exibiram maior vigor físico. Por acidente e oportunismo, marcaram o único gol da partida no minuto inicial, quando as equipes ainda estavam se ajustando em campo. As brasileiras pareciam cansadas e sem potência nos chutes. Formiga, excelente jogadora, ficou de fora. Marta e Cristiane estavam aquém das suas possibilidades. A equipe parecia um tanto acomodada diante da classificação obtida e se poupando para a próxima fase que é eliminatória.  
Em entrevistas de televisão nas ruas, sempre há europeus considerando o futebol do Brasil o melhor do mundo. Há treinadores europeus com a mesma opinião, apesar de a FIFA classificar a seleção brasileira masculina em 11º lugar e a feminina em 5º lugar, no quadro das melhores seleções do mundo. Grande é o assédio do público aos jogadores brasileiros. O futebol brasileiro ainda é admirado na Europa.

Nenhum comentário: