segunda-feira, 24 de outubro de 2022

O CLIMA E O SOFÁ

Notícias publicadas nos meios de comunicação social dão conta de que Bolsonaro está encostando no Lula. Nos céus brasileiros isto dá margem a especulação e a preocupação. Será que pintou um clima entre os dois? À noite, quando os maridos chegarem em casa, certamente as esposas os interpelarão: “Que estória é essa de vocês se encostarem? Explique-me isso. De hoje em diante você vai dormir no sofá até eu me convencer de que nada há entre vocês dois”.  
As notícias também podem ensejar diálogos entre amigas como, por exemplo, este que segue. 
- Olá Miché, como estás? Tu pareces tristonha. 
- Olá, Damá. Sim, mas nada que não tenha conserto. 
- O que houve?
- Estou aborrecida com o meu marido. Está rolando na mídia a notícia de que meu marido está encostando em outro homem. Só me faltava esta, como se já não bastasse a estória do Aristides. 
- Não se amofine, amiga. Aristides é coisa da juventude, coisa do passado, todo mundo já esqueceu. Eu acho que você entendeu mal. A mídia está falando das pesquisas sobre competição política e não sobre encostamento físico igual aquele que nossas irmãs sofrem quando viajam em lotados ônibus e vagões do trem. Não dê muita importância a isso, pois, como você sabe, essas pesquisas para mais ou para menos são fajutas.
- Mas, amiga, e se pintar um clima entre eles? 
- Impossível, Miché, porque o outro não é disso não. Para teu consolo, pelo menos desta vez, o teu marido tem um homem à sua frente e não uma garota mexicana.
- Venezuelana, Damá. Bem ajeitadinha, por sinal. 
- Desculpe, confundi as latinoamericanas. Parece que a garota tinha 15 anos ou menos! Ajeitadinha ou não, isto nos estados unidos dá cadeia. 
- Eu disse para ele que enquanto não ficasse bem explicada essa estória, ele dormiria no sofá. E assim está sendo. Mas, o que eu vou dizer ao pessoal da congregação?
- Ora, diga para aqueles otários...ops...agora me exaltei. Desculpe. 
- Tudo bem. Vá em frente com a tua sugestão.
- Desvie o foco, Miché. Diga para as nossas irmãs e nossos irmãos de fé que prestem atenção em você e não no teu marido. Assim, eles desviam os olhos das merdas que faz o teu marido.        
- Pois, é. Eu me esforço para aliviar a barra do Messi. 
- Olha ela aí! Você está transando com o argentino? 
- Que argentino, Damá? Tá ficando doida, amiga? Estou falando do Messí, com acento no i como chamo o Messias na intimidade e não do Méssi, com acento no e, jogador de futebol, até porque este não faz o meu tipo.
- Eu acho que sei qual é o teu tipo de homem. 
- Sabe não, Damá. E se o meu tipo for mulher? Aí, cai a tua cara, sabichona. Não vou te dizer e pronto! 
- Então, Miché, voltando ao assunto do que fazer, suba no púlpito com vestido não muito justo e nem muito curto, mas que acentue as curvas do teu corpo, barra pouco acima do joelho. Afinal, você é pastora; tem que ser recatada. Rosto levemente maquiado para salientar a tua beleza natural. Mostre ao teu rebanho como você é bonita e gostosa. Você tem o dom da palavra. Diga para as nossas irmãs e nossos irmãos de fé olharem para você e não para o teu marido. Diga que você é a serva do senhor.   
- Espere um pouco, Damá. De que senhor você está falando? Eu não sou serva de homem algum! Continuo casada, submissa só ao meu esposo como manda a Bíblia. 
- Estou falando do senhor Jesus, Miché. 
- Aquele que você conheceu na goiabeira?
- Aquele mesmo, só que eu não o “conheci” no sentido bíblico, ou seja, eu não transei sexualmente com ele; só trepei na árvore para conversar.  
- Eu não imaginei nem pensei coisa diferente, Damá. 
- Tudo bem, Miché. Eu estarei no culto. Então, podemos combinar o seguinte: Durante o teu discurso, eu me levanto com um livreto na mão e me encaminho na tua direção como se você dele houvesse esquecido. Você vem ao meu encontro e apanha o livreto. Nesse movimento, as irmãs e os irmãos de fé se encantarão com o teu rosto, com os teus passos elegantes, com as tuas pernas bem torneadas, com o movimento pendular das tuas nádegas, com o balanço gracioso do teu corpo e, assim, esquecerão do teu marido. Talvez, até dupliquem os dízimos!  

Nenhum comentário: