sábado, 4 de novembro de 2017

ENGANAÇÃO

FUTEBOL. Clube brasileiro (Grêmio) e clube argentino (Lanus) disputarão a partida final da taça Libertadores de América. O encontro será no estádio do clube argentino. Para chegar à final, o Lanus jogou contra o River Plate. Começou perdendo no primeiro tempo (2 x 1). Necessitava vencer por uma diferença de 2 gols. Missão quase impossível tendo em vista a qualidade e a tradição do adversário. Apesar disto, mostrou garra e determinação. No segundo tempo, graças a um desempenho heroico, o Lanus conseguiu marcar 3 gols e não permitiu que o River também marcasse. O moral do Lanus subiu às alturas. Por não determinar o resultado do jogo, a tradição pode enganar.
O Grêmio, depois de uma boa vitória no estádio do adversário, perdeu para o bravo clube equatoriano em Porto Alegre (1 x 0). Parece que o moral do clube gaúcho não está lá essas coisas. Provavelmente, os transtornos da equipe do Equador para chegar ao Rio Grande do Sul comoveram os jogadores gaúchos e influíram na psique coletiva (do time e da torcida). Os gaúchos estavam mais ocupados em não sofrer gol do que em fazer gol. Mínima é a chance de conquistar a taça. Não convém se enganar para depois se decepcionar. Vitória quase certa do clube argentino. Quase, porque em circunstâncias adversas, o clube brasileiro pode surpreender – e não seria a primeira vez.        

CIÊNCIA. Teóricos da comunicação podem ser enquadrados, mutatis mutandi, na anedota do escritor. Perguntado como se escreve um romance, ele diz: "Você deve escolher um bom começo e um bom final". O interlocutor então pergunta: "Sim, mas e o meio"? Ele responde: "Aí, entra o escritor". (Salvo engano, o escritor era Vitor Hugo). Assim como a virtude, o talento atua entre os extremos. 
Teóricos da comunicação teorizam o óbvio, o fenômeno natural e social da comunicação humana constatado intuitiva e empiricamente. Basta ter discernimento e estabelecer a meta. Ondas cerebrais, palavras, sons, imagens, são formas de comunicação natural e social manifestadas por diversos meios antigos e modernos (telepatia, tambores, sinas de fumaça, gestos, conversação, semáforos, carta, imprensa, telegrafo, telefone, rádio, teatro, cinema, televisão, rede de computadores). 
A partir do fato natural e social, os teóricos “preenchem o meio”, isto é, examinam o fato sob diversos ângulos: psicológico, sociológico, filosófico, tanto para fins acadêmicos como para fins práticos. Desse estudo, resultam diferentes doutrinas.
Desde a antiguidade clássica, a retórica tem sido uma forma de comunicação entre os humanos pelo uso criterioso e artístico da palavra, mais para persuadir e menos para explicar. Realmente, a palavra pode ser utilizada artisticamente para comunicar ou expressar sentimentos, ideias, intenções (poesia, literatura, retórica). A palavra tem sido usada para enganar e não só para informar honestamente. Livros de conteúdo irracional e narrativas absurdas, mas considerados “sagrados”. Livros científicos com proposições insuficientemente testadas. Teses que primam pela verbosidade e falta de substância. Aulas de professores despreparados para alunos desinteressados. Discursos demagógicos e mentirosos de políticos e autoridades públicas. Reportagens distorcidas, entrevistas e artigos maliciosos na imprensa e nas emissoras de rádio e televisão.
A teoria de Pavlov (reflexos condicionados) tem sido utilizada na propaganda comercial. Mensagens liminares e subliminares condicionam as escolhas dos consumidores. Estes respondem de modo reflexo ao estímulo visual do produto posto à venda. O consumidor é condicionado a comprar até coisas de que não necessita. Comporta-se como adquirente compulsivo. Se não pode comprar, furta, rouba ou se torna pessoa frustrada, psicologicamente mendicante.
A humanidade está na Era da Enganação.  

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