quinta-feira, 8 de julho de 2021

FUTEBOL

As copas de futebol masculino da América e da Europa chegam às suas partidas finais no sábado, dia 10/07/2021 (Brasil x Argentina) e no domingo, dia 11/07/2021 (Itália x Inglaterra). Dos jogos durante essas copas foi possível notar semelhanças de tática entre as seleções e de técnica entre os jogadores. Ficaram devendo grandes destaques coletivos e individuais. 
Da seleção inglesa, o atacante Sterling adotou o estilo sul-americano de jogar, principalmente quanto à malícia. Ele cavou pênalti inexistente e deu ensejo à vitória da sua esquadra [homenagem terminológica à marinha britânica] sobre a dinamarquesa. O artilheiro Kane cobrou a penalidade. O excelente goleiro dinamarquês defendeu, mas, por infelicidade, a bola voltou na direção do artilheiro. O goleiro ficou sem tempo para aprumar-se. Kane se aproveitou disto e chutou a bola contra o gol desguarnecido. 
Aliás, Kane está muito aquém da sua fama. Há dezenas de jogadores brasileiros de nível técnico igual ou superior ao dele, ignorados pelos jornalistas esportivos tupiniquins. Nas transmissões por TV o seu nome é enfatizado menos por sua habilidade e mais pela pronúncia “queine” tão ao gosto dos brasileiros colonizados. Pernalta desajeitado, pouca familiaridade com a bola, “queine” finaliza mais pela fome de gol do que pelo faro de gol. “Fome” de gol é compulsão, apetite insaciado. “Faro” de gol é refinada percepção da jogada que precede a finalização (nem sempre exitosa). Cuida-se da sensibilidade de alguns jogadores, repórteres e torcedores. O saudoso narrador esportivo de emissora de TV, Luciano do Valle, tinha essa aguda percepção. A posição das cabines nos estádios de futebol destinadas à imprensa bem acima do campo permite privilegiada visão dos jogos pelos narradores da TV e locutores das emissoras de rádio. No plano horizontal do campo, Romário e Ronaldinho Gaúcho, além de reduzido número de jogadores, também tinham esse “olfato”. 
As seleções inglesa e dinamarquesa, semifinalistas da copa europeia/2020, exibiram defesas compactas. Daí, a difícil penetração dos setores ofensivos e o magro resultado. O correto seria empate pelo placar mínimo (1x1) se não fosse o erro proposital ou acidental do árbitro. A partida final será entre as seleções da Itália e da Inglaterra. Esta última jogará no seu estádio natal e tem a seu favor a arbitragem, o público, a nobreza (Sir) e a realeza (Príncipe). A italiana não costuma se intimidar com seleções adversárias. Os italianos também apreciam catimba quando lhes convém e já tiveram nobreza, realeza e papas.    
Nas partidas semifinais da copa americana/2020 (Brasil x Peru) + (Argentina x Colômbia), houve equilíbrio entre as seleções. Vitória da brasileira pelo placar mínimo (1x0). Empate da argentina com a colombiana (1x1). Decisão por cobranças de pênaltis, Vitória dos argentinos. O goleiro argentino derrotou os cobradores colombianos na guerra psicológica. 
O desempenho dos jogadores famosos nas partidas semifinais frustrou o público. O argentino Messi apresentou-se melhor do que o brasileiro Neymar, porém, ambos foram sofríveis. Os jornalistas esportivos, quiçá cevados com jabá, enaltecem os dois, embora um deles seja famoso mais por bebedeiras, consumo de drogas e violência sexual contra mulheres do que por esporádica atuação em campo de futebol. No Brasil, pátria da licenciosidade e da corrupção, tal conduta é tratada como virtude e não como defeito moral. Ao agente sempre é aberta uma janela para aparecer e encobrir a sua falta de bom caráter. 
Os dois famosos estão na curva descendente das suas carreiras. Nenhum deles tem o mesmo desempenho de quatro anos atrás. Jamais venceram uma copa do mundo jogando pelas seleções dos seus respectivos países. Desde a copa do mundo de 2010, inclusive, o argentino não merecia o título de “melhor do mundo”. Naquela copa, o desempenho dele foi quase apagado. O melhor desempenho foi do holandês Sneijder. 
A outorga oficial do título de melhor jogador do mundo depende menos da capacidade do atleta e muito mais de fatores como: a notória corrupção no interior da FIFA, os interesses econômicos dos patrocinadores dos jogadores e das entidades do futebol (federações e clubes), da baixa ou da alta no mercado internacional. Do ponto de vista social e esportivo, cabe ao público, de modo informal e pelo testemunho ocular dos jogos, selecionar os jogadores que tiveram melhor desempenho durante a copa do mundo. Dentre os selecionados, apontar o que mais impressionou e que merece a honraria até a próxima copa. Torneios regionais, nesse particular, são incompletos. A copa do mundo reúne jogadores de todos os continentes, o que permite análise e julgamento amplos e justos, não limitados só a jogadores americanos e europeus.       
Sem o seu famoso jogador e com outra composição, a seleção brasileira venceu copa americana. Com o seu famoso jogador e composição atual, perderá esta copa americana e a copa do mundo de 2022, apesar da boa novidade introduzida pelo treinador: um atacante de livre movimentação (direita, esquerda, centro) e três no campo adversário com funções definidas, três jogadores no meio de campo com a dupla função de defensores e armadores e três defensores à frente do goleiro. O luxo de deixar na reserva um primoroso artilheiro como Gabriel (do Flamengo) contribuirá para a vitória dos platinos.     


Nenhum comentário: