domingo, 4 de agosto de 2013

O BRASIL E A CONSTITUIÇÃO XXIII



As normas do regime anterior compatíveis com a Constituição de 1988 permanecem no ordenamento jurídico. Leis expedidas pela autocracia civil (1937 a 1945) e pela autocracia militar (1964 a 1985) ainda estão em vigor. O fenômeno da recepção ocorre na passagem de uma ordem jurídica a outra e evita rupturas desnecessárias. O legislador ordinário cuidou, entre outras, das seguintes matérias: (1) adesão à Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de São José da Costa Rica) e ao Estatuto de Roma do Tribunal Penal Internacional; (2) mar territorial, bens da União, procedimento administrativo demarcatório de terras indígenas; (3) partidos políticos, proteção ao consumidor, acesso a informações, registros públicos, gratuidade dos atos necessários ao exercício da cidadania inclusive das certidões para defesa de direitos; (4) educação nacional, vigilância sanitária, licenciamento ambiental, sanções por condutas lesivas ao meio ambiente; (5) segurança e mecanismos de fiscalização de atividades que envolvam organismos geneticamente modificados; (6) presidência da república, ministérios, declaração de bens e da fonte de renda de autoridades e servidores; (7) desestatização, telecomunicações, agências nacionais de energia, transporte, água e saúde; programa de gestão das empresas estatais, enriquecimento ilícito de agentes públicos, responsabilidade na gestão fiscal; (8) parceria do poder público com organizações privadas para fomento e execução de projetos e programas de interesse público; licitações e contratos da administração pública, reajuste de preços nos contratos da administração federal, concessões e permissões de serviços públicos e obras públicas; (9) servidor e emprego público, concurso público e nomeação para cargos de provimento efetivo, remuneração de servidor público, limites das despesas com o funcionalismo público, jornada de trabalho dos servidores da administração pública federal, contratação temporária de pessoal; (10) greve, previdência social, piso salarial fixado pelos Estados e Distrito Federal; (11) política urbana, concessão de uso especial de imóvel público situado em área urbana, reforma agrária, cédula de produto rural, cédula de crédito imobiliário, cédula de crédito bancário, financiamento de imóveis, alienação fiduciária de imóvel; (12) código civil, código florestal, locação, fiança locatícia, despejo, revisão de aluguel; (13) planejamento familiar, união estável, sucessão e alimentos entre companheiros, violência doméstica, bem de família, investigação de paternidade, estatuto da criança e do adolescente, estatuto do idoso, transplante de órgãos; (14) propriedade industrial, propriedade intelectual de programas de computador, direito autoral; (15) mercado de valores mobiliários, protesto de títulos, recuperação de empresa, falência, estatuto da microempresa, franquia empresarial, sociedade por ações, cooperativa de trabalho; (16) instituições financeiras, sigilo bancário, conflito de leis em matéria de cheques; (17) Conselho Administrativo de Defesa Econômica, arbitragem; (18) imposto de renda, imposto sobre a propriedade territorial rural, contribuição de intervenção no domínio econômico, contribuição provisória de movimentação financeira, crédito tributário, processo administrativo fiscal; (19) ministério público, advocacia; (20) ação de constitucionalidade (positiva e negativa), argüição de descumprimento de preceito fundamental, normas procedimentais perante o Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justiça, súmula vinculante; (21) ações penais originárias nos tribunais de justiça e nos tribunais regionais federais (privilégio de foro), acordos e transações nas causas em que figurarem no pólo ativo ou passivo a União e os entes da administração pública indireta, prioridade dos procedimentos derivados de inquérito parlamentar; (22) ação civil pública especial por danos causados aos investidores no mercado de valores mobiliários; (23) medidas cautelares contra atos do poder público, antecipação da tutela jurisdicional, juizados especiais, proteção a testemunha e a vítima, informatização do processo judicial, inversão do ônus da prova, prisão temporária, execução penal; (24) sistemas nacionais de armas e de combate às drogas, de informações de segurança pública, identificação criminal; (25) crime hediondo, de tortura, de preconceito, de trânsito, de repressão uniforme, de extermínio de seres humanos; (26) crime eleitoral, contra o deficiente físico, o trabalho, a economia, o sistema tributário; (27) improbidade administrativa, interceptação telefônica, lavagem de dinheiro, organização de fins ilícitos.
O legislador constituinte ditou normas visando ao desenvolvimento econômico e social das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Desde 1930, pelo menos, governos autocráticos e democráticos tiveram essa preocupação. O turismo se intensificou nessas regiões. Cresce reação da sociedade civil contra o desmatamento feito por empresas agro-pecuárias, madeireiras e mineradoras. O comércio ilícito de minérios, plantas e animais silvestres preocupa a sociedade. O governo Silva defendeu o desenvolvimento sustentável. A demissão da senadora Marina Silva, do Ministério do Meio Ambiente, repercutiu no mundo e preocupou os ambientalistas (maio, 2008). Reservas indígenas de dimensões enormes comprometem a soberania territorial. Sob orientação estrangeira, dezenas de nações indígenas poderão reivindicar autonomia como advertiu o indianista Villas Boas referindo-se à região de terras contínuas do Brasil e Venezuela. Desse perigo, o Comando Militar da Amazônia alertou o governo e a nação em 2008. Há terras ricas em minérios dentro das reservas indígenas. Em hectares a elas destinados, o governo homologou: 14 milhões e 370 mil (Sarney), 31 milhões e 800 mil (Collor e Itamar), 41 milhões e 43 mil (Cardoso) e 12 milhões e 300 mil (Silva, até 2007), números estes que não podem ser somados em virtude das revisões e superposições.  
Usinas hidrelétricas suprem de energia vastas regiões do território nacional. Usinas nucleares e termoelétricas suplementam o fornecimento. Ambientalistas se posicionaram contra a construção da terceira usina nuclear de Angra dos Reis. A produção de petróleo aumentou. Aguarda-se a suficiência ante a exploração das reservas descobertas no campo Tupy (bacia de Santos), no campo Carioca (Angra dos Reis) e no pré-sal (litoral fluminense e capixaba). O combustível de álcool teve boa receptividade. Produzido a partir da cana de açúcar, o álcool não interfere na produção de grãos. O automóvel de motor elétrico começa a ganhar espaço por ser econômico, não poluir o ambiente e lembrar que o petróleo um dia acaba.
A manutenção e conservação de algumas rodovias foram confiadas a empresas particulares que abusam na cobrança do pedágio com o beneplácito da agencia reguladora (o que pode configurar violação do direito de locomoção e corrupção). Em algumas regiões do país o estado de abandono das rodovias impede ou dificulta o escoamento da produção rural, prejudica os produtores e isola a população local. As ferrovias mereceram atenção do governo Silva. Do aproveitamento dos rios para navegação e irrigação faz parte o projeto de transposição do Rio São Francisco com o duplo objetivo de revitalizá-lo e de levar água a áreas secas do nordeste. Movimento social contrário a esse projeto incluiu greve de fome voluntária e intencional de bispo católico (2007 e 2008). O transporte fluvial ainda prevalece na região amazônica e dele dependem povoações ribeirinhas. 
O crescimento da economia na vigência da Constituição de 1988 variou de 1% a 5%. O Brasil ficou na rabeira das demais nações do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China). Recessão nos EUA decorrente da crise no sistema de crédito imobiliário repercutiu na economia mundial (2008). A desaceleração da economia nos países desenvolvidos afeta as exportações e o desempenho comercial dos países periféricos. Os grandes favorecidos no governo Cardoso e no governo Silva foram os banqueiros, empreiteiros, agentes publicitários e as quadrilhas que infestaram a administração pública. A maior parte da renda nacional fica nas mãos de 80 mil pessoas aproximadamente (0,04% da população em 2008). A carga tributária e as taxas de juro em patamares elevados pesaram na bolsa do povo e afetaram negativamente o setor produtivo. A dívida pública estava acima de 40% do produto interno bruto no primeiro trimestre de 2008. Em reais, a dívida cresceu de R$01 trilhão e 890 bilhões em 2010 para 02 trilhões em 2012. Estima-se que subirá para 02 trilhões e 240 bilhões em 2013.

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