quinta-feira, 11 de junho de 2020

CONCURSO DE CORRUPÇÃO


Os fatos noticiados pela imprensa nos últimos cinco anos mostram que a corrupção na administração pública está mais viva do que nunca. As publicações no site Intercept Brasil contribuíram para evidenciar a farsa das operações da justiça federal de Curitiba (polícia + ministério público + magistratura). A honestidade dessas operações nos diversos estados e no distrito federal ficou comprometida. O desvio dessas operações para fins políticos partidários do qual antes se suspeitava, agora se tem certeza. A corrupção também acontece nos legislativos e executivos municipais, estaduais e federais. Tendo presente em nosso espírito tal realidade, interessante seria abrir concurso nacional buscando resposta para as seguintes perguntas:
I.              Em qual estado da federação: (i) A assembleia legislativa é mais corrupta? (ii) A câmara de vereadores é mais corrupta? (iii) O executivo é mais corrupto? A justiça federal é mais corrupta?
II.           No período republicano, qual foi o governo mais corrupto: o civil ou o militar?
III.        Na vigência da Constituição de 1988, qual foi o governo mais corrupto: Sarney, Collor,  ou Cardoso?
Os governos Silva e Rousseff foram os únicos submetidos a rigorosa e tendenciosa investigação, motivo pelo qual são excluídos da enquete.  

Nenhum comentário: