quarta-feira, 8 de setembro de 2021

CORAÇÃO PATERNO

Da música “Coração Materno”, cantada por Vicente Celestino, popular tenor dos anos 1940, copiei o título deste artigo. Ele também cantava e interpretava “O Ébrio”. As duas músicas, tocadas com frequência nas emissoras de rádio, fizeram sucesso junto ao público da época. Aos 9 anos de idade eu decorei as letras. Emocionava-me ao cantá-las na simplicidade do lar e, às vezes, chorava porque elas expressavam a tristeza de dramas pessoais e sociais. Adulto, cantando outras canções, conversando, lecionando, julgando, lembrando de pessoas, atos e fatos, às vezes acontecia – e ainda acontece – de me emocionar e chorar. 
Na tarde ensolarada do dia 04/09/2021, em Resende/RJ, o Partido dos Trabalhadores (PT) cumpriu a etapa municipal da Conferência Nacional Paulo Freire de Formação e Educação Política no amplo e confortável salão cedido pelo sindicato rural dos produtores. Todos usaram máscaras e respeitaram o distanciamento. Eu compareci como simpatizante. Minha filha, Gabriela Lima (Gabi), lá estava prestando serviço. Ao descobrir sua vocação para a política e para a assistência social, ela se filiou ao PT, ingressou na Faculdade e até hoje se mantém ativa, entusiasmada, com boas amizades e companheirismo. 
Na abertura dos trabalhos, o coordenador explicou a sequência dos temas da Conferência. Três mulheres, que em 2020 concorreram às prefeituras de Barra Mansa (Professora Clarice), Volta Redonda (Cida Diogo) e Resende (Gabriela Lima), fizeram breve exposição, a primeira delas por vídeo, sobre os objetivos da Conferência. Helicóptero sobrevoava o local. Fazia barulho ensurdecedor. Próximo dali, fica a Academia Militar das Agulhas Negras, núcleo da formação nazifascista de oficiais do exército. Na esquerda democrática, oficial é ave rara; mais fácil encontrar praças (soldado, cabo, sargento, subtenente). O presidente João Goulart sabia disto. Foi derrubado. A Academia influi no caráter nazifascista dos resendenses. Candidato da esquerda não tem vez. 
Terminadas as exposições, passou-se aos debates. Funcionando como mediadora, Gabi solicitou que cada pessoa do auditório se apresentasse a fim de se conhecerem. Cerca de 25 pessoas foram se levantando, uma a uma, em perfeita ordem. Diziam, basicamente, o nome, a cidade de origem, a profissão, a atividade laboral e/ou estudantil. Quando chegou a minha vez, a emoção me invadiu sem aviso prévio. Travado, mal consegui falar o meu nome e que era pai da Gabi. Fiquei impossibilitado de informar que morava em Itatiaia e que era juiz de direito aposentado, professor universitário e escritor. Ao invés disto, chorei. O bondoso senhor à minha frente disse com olhar compassivo: “orgulhoso da filha”. Sim. Lá estava minha filha saudável, feliz, a trabalhar por uma causa nobre.
Depois da apresentação, todos se conheceram, mas, nem sempre conhecer significa saber. Conheci o coordenador do evento. Acho que ele é comunista porque usava camisa vermelha. Acho que ele é flamenguista, porque a calça era preta, uniforme rubro-negro. Acho que ele é guloso, porque rondava a mesa de doces e salgados. Acho, acho, acho... De verdade, eu nada sei sobre gostos, conduta, sentimentos e pensamentos dessa pessoa que acabei de conhecer. 
Ir além do nome e da superfície, olhar pelo prisma existencial e enxergar o essencial, compreender e explicar, provocar reflexão no outro, despertar a consciência individual e coletiva para o mundo, são procedimentos que educam, ampliam o saber e reduzem a ignorância. Conhecer a letra sem conhecer o espírito é um saber parcial. Conhecer sem refletir não é saber, pois, “quem sabe faz a hora, não espera acontecer” (Geraldo Vandré). 
Ao assumir o governo federal em 2003 e nele prosseguir, o PT exibiu notável eficiência e retumbante sucesso. A cúpula e seus satélites se burocratizaram. Fizeram a fama e deitaram na cama. Picados pela mosca azul, esqueceram as bases e baixaram a guarda. O efeito eleitoral disto foi desastroso. O governo petista foi golpeado. O líder petista foi tirado de circulação. O candidato petista à presidência da república foi derrotado. Os petistas sofreram perdas nos estados e municípios. 
A Conferência enseja à elite do PT reaproximar-se da massa do PT. Afigura-se oportuna a aplicação da pedagogia crítica de Paulo Freire (1921-1997) que supõe [1] a ignorância, lato sensu, do educando [2] o preparo didático do educador [3] a divisão da sociedade em opressores e oprimidos [4] a possibilidade de conscientizar os oprimidos do seu potencial de liberdade e de se tornarem sujeitos da história. Pesquisa do universo existencial e vocabular dos oprimidos precede a execução. O material pesquisado integra o planejamento. Na dialética ensino x aprendizagem, o educador aprende enquanto ensina e o educando ensina enquanto aprende. 
No que concerne ao público interno do PT, a pretendida formação política enfrenta as diversas tendências, situações existenciais, diferenças de escolaridade e de cultura, opiniões pré-científicas, fatos históricos regionais, efeitos da administração pública local, entre outras coisas. Na arte retórica importam: (i) a sintonia do orador com o auditório (ii) a escolha do material, do equipamento, do tema e das palavras (iii) os cuidados com a aparência pessoal, a expressão corporal, a movimentação (iv) o tempo e o espaço disponíveis.

Bordenave, Adair M. Pereira & Juan Diaz. Estratégias de Ensino-Aprendizagem. Petrópolis/RJ. Vozes. 1980.
Freire, Paulo. Educação Como Prática da Liberdade. Rio/RJ. Paz e Terra. 1980.
Perelman, L. Olbrechts-Tyteca & Chaim. Traité de l´Argumentation. La nouvelle rhétorique. Université Libre de Bruxelles. 1970. 
Turra, Glória Maria Godoy & outros. Planejamento de Ensino e Avaliação. Porto Alegre/RS. PUC/Emma. 1975. 


Nenhum comentário: