quinta-feira, 10 de junho de 2010

FUTEBOL

HORA DA VERDADE
Seleções de países de todos os continentes exibir-se-ão nos estádios da África do Sul a partir de 11.06.2010, durante a copa do mundo de futebol. O público internacional terá oportunidade de ver os melhores jogadores do mundo em atividade. Com os seus próprios olhos, o público escolherá a melhor seleção e o melhor jogador. Formar-se-á opinião pública diretamente, sem manobras de bastidores ou propaganda em favor de seleções e jogadores com patrocínios milionários. Apontar o melhor entre os melhores é tarefa difícil. Ficarão fora da avaliação do público os bons jogadores das seleções eliminadas na primeira fase da competição e os que dela foram excluídos por falta de condições físicas, morais e/ou psicológicas.
A escolha anual do melhor jogador do mundo pela FIFA é suspeita e inadequada. Os seus dirigentes agradam gregos e troianos a fim de obter votos e se perpetuarem no comando internacional do esporte. A organização mundial movimenta milhões de dólares. Os atuais dirigentes quebraram a hegemonia dos negros e mestiços entre os melhores do mundo e produziram a onda branca. A FIFA passou a escolher só jogadores brancos de clubes europeus: Zidane, KK, Cristiano Ronaldo e Messi. Cada um aguardou a vez e todos ficaram felizes. Na escolha, prevaleceram os critérios subjetivos e os interesses objetivos. Além dos ganhos como jogador e garoto propaganda, o escolhido rende milhões de euros ao clube.
A escolha adequada do melhor jogador há de ser feita de 4 em 4 anos, por ocasião dos jogos da copa do mundo de futebol. Dentre aqueles que mostrarem desempenho e nível técnico excelentes durante as partidas há de sair o melhor do mundo. Na opinião de argentinos e brasileiros a copa de 2010 será de Messi. Convém aguardar os jogos e conferir com os próprios olhos se o jogador corresponderá às expectativas, pois haverá mais elementos de comparação na plêiade dos bons jogadores das diversas nações.
Em 2006, antes do início dos jogos, a seleção brasileira e os jogadores KK, Robinho, Ronaldo, Ronaldo Gaúcho foram colocados nos cornos da lua. Entretanto, durante os jogos, constatou-se que: (i) a seleção estava sem liderança e sem energia, o técnico passeando de um lado para outro com as mãos nos bolsos; (ii) o desempenho desses jogadores foi sofrível; (iii) o melhor jogador da seleção brasileira foi Zé Roberto; (iv) o melhor jogador da copa foi Zidane, apesar da censurável conduta contra a equipe da Itália. Quando a partida já estava no segundo tempo da prorrogação, Zidane reagiu à provocação com uma cabeçada no peito do adversário (Masterazzi) e foi expulso. A seleção francesa empatou com a italiana, mas saiu derrotada na decisão por pênaltis.
Diante dos sucessos históricos, tende-se a prognosticar vitórias de equipes da Europa e da América do Sul. Tradição influi no palpite, mas não determina o resultado. Vence a equipe bem preparada sob o aspecto coletivo, técnico e psicológico, com ou sem tradição. Seleções africanas e asiáticas podem obter boa classificação. As quatro seleções melhor classificadas serão premiadas. Os jogadores brasileiros confiam na sua própria experiência e capacidade; não se intimidarão diante dos adversários. Sem medo, sem arrogância, sem esmorecer até o minuto final, bem entrosada e fazendo muitos gols, a seleção brasileira saberá respeitar todas as equipes na medida certa.

Nenhum comentário: