O jornal eletrônico Brasil 247 publicou no dia 18/01/2026, no seu site da internet, artigo sobre ciência, filosofia e espiritualidade, escrito por professor universitário, psicanalista, jornalista, escritor. Na respeitável opinião do autor, são inseparáveis o pensar, o sentir e a busca de sentido, pois, fazem parte do mesmo processo, apesar das tentativas modernas de separar razão, emoção e espiritualidade. Cita a neurociência, o mapeamento do cérebro, o real e simultâneo movimento das ideias, dos sentimentos e das ações no qual não há prevalência de comando, quer da razão, quer da emoção, quer da ação. Para ilustrar o seu parecer, traz à baila a dança dos pássaros, onde não há líder visível. O artigo provoca reflexão.
Na circular dança aérea dos corvos, que inclui coreográficos mergulhos e subidas, realmente, não se nota liderança. Todavia, no retilíneo vôo coletivo das andorinhas, a liderança é visível. Na rabeira da formação, a fila da esquerda fica distante da fila da direita; no meio da formação, as filas ficam próximas; na aguda ponta da formação, o comando. A imagem completa é a de uma flecha. Nas migrações sazonais de certas aves, a formação também é essa mesma semelhante à flecha. As barulhentas maritacas são menos numerosas no vôo coletivo, porém, há sempre um comando, geralmente, da primeira a pousar. As demais pousam com diferença de frações de segundos. No pouso de passarinhos, o primeiro é seguido do segundo, como casal. Há pouso solitário de ave na ponta superior de um poste, de uma estaca ou de um telhado.
No ser humano, o cérebro é órgão do pensamento, da consciência e do controle da ação. A inteligência humana, lato sensu, abrange o racional e o emocional. A partir dos anos 80 do século XX, o estudo científico desse órgão inclui imagens obtidas por via tecnológica. Atividade cerebral sob observação direta do neurocientista.
A inteligência emocional consiste no processo de cognição intuitiva na seara do sentimento (instinto básico para viver e sobreviver, relacionamentos, empatia, controle dos impulsos emocionais, força de vontade, motivação, caráter).
Na espiritualidade, a faculdade racional cede passo ao irracional, ao sobrenatural, ao misticismo, à natureza animal do ser humano (ira, medo, nojo, vergonha, tristeza, alegria, prazer, amor); realidade do mundo material engolfada pela metafísica.
A inteligência artificial, desprovida de sentimento e de espiritualidade, gerada pela máquina construída por humanos, opera com dados e comandos nela inseridos por seus criadores, sem a posterior mediação de terceiros (técnicos, engenheiros, médicos, professores de informática).
O pensar e o sentir têm o seu lado estático (estrutural) e o seu lado dinâmico (funcional). Estrutura do cérebro e funcionamento do cérebro na unidade orgânica. No que tange à estrutura, há mapeamento feito pelos neurocientistas. Eles conseguiram localizar nos hemisférios esquerdo e direito, áreas distintas do cérebro (lobo frontal, occipital, parietal, temporal) para distintas funções (motoras, comunicativas, controladoras, associativas). Isto não significa, "a priori", primazia hierárquica de uma área em relação a outra ou de uma função em relação a outra. Na atividade cerebral, “a posteriori”, no casual torneio dos neurônios, há estímulos recíprocos e circuitos neurais conexos; ora prepondera a razão com a sua normatividade, ora o sentimento com a sua liberdade.
No tema aqui enfocado podem entrar, a título de ilustração, além do vôo dos pássaros, instituições humanas. Assim, por exemplo:
1. Os poderes da república democrática (legislativo, executivo, judiciário) embora estruturalmente separados, funcionam em harmonia, apesar de eventuais divergências, salientando-se o mecanismo de freios e contrapesos (controles recíprocos);
2. Legislativo e Executivo, estruturalmente separados, funcionam conjuntamente na elaboração da lei;
3. O Judiciário, quando provocado, verifica se a lei promulgada é compatível ou incompatível com a Constituição da República;
4. Os parlamentares e os juízes utilizam a inteligência racional/emocional e a razoabilidade (proporção, moderação, senso comum da oportunidade, da conveniência e de justiça). Cuidam do interesse público e do interesse privado próprio e/ou de terceiros.
A ruptura desse mecanismo constitucional enseja supremacia de um dos poderes e o advento da autocracia e da ideologia nazifascista grávidas dos sentimentos pulsantes na alma dos déspotas.
Nota-se, nas relações humanas de fato e de direito (políticas, econômicas, sociais) a confluência da razão e da emoção. Na concretude das ações e omissões, ora predomina a razão, ora a emoção, sem exclusivismo, conforme as circunstâncias, os interesses em jogo e a força da vontade.
O coração e a cabeça têm os seus próprios modos de ver o mundo. "O coração tem razões que a razão desconhece" (Blaise Pascal). O sentimento aquece o pensamento e derrete o gelo da lógica matemática. A paixão sufoca o pensamento racional.
Neurociência para leigos. Frank Amthor, Ph D. Tradutora: Samantha Batista. Rio. Alta Books. 2017.
Inteligência Emocional. Daniel Goleman, Ph D. Tradutor: Marcos Santarrita. Rio. Objetiva. 1995.